Páginas

domingo, 6 de março de 2011

TICO - TICO



Eles são pássaros maravilhosos no canto, e sua criação requer muita atenção aos detalhes que eu diria serem simples !! 
Na natureza tem hábitos rasteiros, inclusive para a confecção dos ninhos. Nas gaiolas, eu dou preferência a colocá-los na parte inferior das voadeiras. 
Bem, para começar bem é necessário que você adquira um bom casal de um criador idôneo, seja ele amadorista ou comercial, porém com o devido registro de nascimento do pássaro em cativeiro. Adquira somente pássaros de boa procedência ! 
Prepare a gaiola ( eu uso a G3 da Esteves ), colocando várias opções de ninhos. Eu coloco ninhos de canários e de bicudos para que a fêmea escolha o que melhor lhe convier. Além disso, disponibilize-os em grande quantidade e em locais diferentes. Somente assim consegui dar opções a fêmea que antes gostava de botar os ovinhos no fundo da gaiola ! Se ela fizer isso coloque um ovo de plastico em um dos ninhos que certamente ela irá botar o próximo ovo neste ninho ! Aqui em casa funcionou assim ! 
O macho eu somente soltei no momento em que a fêmea preparou o ninho e pediu gala ! 
Bem, escolhido o ninho, ( ah, não esqueça de colocar bastante material para a confecção do ninho ), ela fará a primeira postura. Retire o ovo e guarde em um local seco com a parte mais fina para baixo. No lugar deste, coloque um ovo de plástico de canários ! 
No dia seguinte repita o procedimento com a postura dos demais ovos, que pode variar de 2 a 3 ovinhos. 
Quando perceber que ela iniciou o choco, devolva a ela seus ovos e a deixe chocar ! Neste momento você poderá ou não separar o macho ! Eu já criei com o macho junto e também separando o mesmo ! Tudo vai depender de você reparar se o macho deixa a fêmea chocar tranquilamente ! Em caso de machos muito fogosos, ele poderá quebrar os ovos para galar novamente ! Nesse caso, basta colocar a grade de separação e deixa-la tratar sozinha dos ninhegos. 
Bem, quanto a alimentação, este é um item importantíssimo ! Quando os pássaros na natureza percebem que a disponibilidade de comida e água será pequena, os mesmos não criam ! Isto é instinto de proteção ! 
Neste caso, ofereça uma grande fartura de comida, devidamente equilibrada ! Aqui no meu criadouro meu veterinário prepara a mistura balanceada que vai alpiste, painço branco, amarelo, verde e preto, cânhamo, perilla, linhaça e arroz cateto. Além desta mistura, oferecemos separado uma papa de frutas cristalizadas além da farinhada com ovos. 
Não esqueça que a larvas de tenébrios são fundamentais ! Água ´limpa e filtrada trocada diariamente também !!! 
Com isso, a certeza de cria e sucesso na proliferação de lindos filhotes será certo ! 
Não esqueça de anilhá-los entre o 4 e 5 dia de vida, com anéis invioláveis conseguidos através do IBAMA. Para isso cadastre-se no site http://www.ibama.gov.br/sispass , pague a taxa de anuidade e siga as orientações. 
Muitos outros ciradores tem técnicas parecidas e algumas coisas diferenciadas, que varia de região e conhecimentos, mas via de regra, o básico é isso !

Nenhum comentário:

Postar um comentário